O Presidente egípcio, Hosni Mubarak, manteve conversações hoje em Alexandria, com o ministro da defesa israelense, Ehud Barak, abordando a atual situação no Oriente Médio, a questão do soldado israelense cativo em Gaza, Gilad Shalit, e o programa nuclear iraniano.
Mubarak e Barak discutiram também as negociações indiretas entre Israel e a Síria mediadas pela Turquia e as negociações entre os palestinos e israelenses iniciadas no final do ano passado.
O ministro israelense não revelou aos repórteres sobre o avanço das negociações para libertar o soldado israelense cativo de membros da resistência palestina desde meados de 2006. Mas considerou a atual trégua entre Israel e o movimento de resistência palestino Hamas, uma oportunidade real para alcançar a troca de prisioneiros, incluindo o soldado israelense.
O Presidente egípcio e o Ministro israelense realizaram uma reunião fechada, antes da participação do ministro de Defesa egípcio, Hussein Tantawi, do Ministro das Relações Exteriores, Ahmed Aboul Gheit e o Chefe da Inteligência egípcia, Omar Suleiman.
Este encontro coincide com recentes esforços egípcios em estimular a re-aproximação dos lados em conflito na autoridade palestina, Hamas e Fatah, que devem iniciar um diálogo nacional após o mês de Ramadã em setembro.